quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Feliz Natal!

Feliz Natal a todos os que visitam e acompanham esse blog! Tivemos um culto ao ar livre onde o coral se apresentou com a música "Pequena Belém", com direito à divisão de vozes e tudo mais!
Mas não acabou aí. Teve também o coral das crianças e a declamação do mais belo poema sobre o natal que já vi, com fundo musical dedilhado! Foi um natal muito abençoado onde pudemos ouvir e cantar sobre o verdadeiro sentido do natal.













Agora estamos nos preparativos para o culto de ano novo, uma vigília das 22 às 24 horas onde passaremos a virada de joelhos no chão agradecendo a Deus por mais um ano que se passou. Fiquem com Deus e até ano que vem!

Construindo sonhos!


Um dos focos desse estágio são as crianças. Estamos aos poucos construindo um espaço dedicado a elas. Hoje pintamos as portas e lixamos a mesa para pintura posterior, tudo com cores bem alegres. Quando acabar postaremos fotos.
Reformamos a caixa de brinquedos com E.V.A. e com o material doado/comprado demos a essas crianças a chance de colorir a vida com muitas cores e alegria!

Eu e Marcela gostaríamos, em nome das crianças e dos membros da Primeira Igreja Batista em Palmares do Sul, de agradecer a todos aqueles que tem nos ajudado e contribuído para a realização desse projeto. Nosso MUITO OBRIGADO!

Chá de fraudas!


Oi pessoal! Até que enfim estou aqui! Pela primeira vez farei um post no nosso blog! Quanto tempo tem que não atualizamos ele, não é mesmo?
Mas, hoje estou aqui para contar do chá de fralda da Elaine, realizado no dia 13 de dezembro de 2009!
Foi uma bênção, foram poucas mulheres, mas valeram por muitas!
Dei uma pequena palavra em cima do versículo que diz “Ensina o menino no caminho que  deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.” Provérbios  22.6
Oramos e comemos!
Quando foi na segunda-feira a grande surpresa! Estávamos Peterson, Pr. João e eu,
em uma cidade vizinha no nosso dia de folga e ligam pra gente avisando que a bolsa tinha estourado. Viemos literalmente correndo!
A bolsa estourou as 14:00 horas, mas o neném só chegou as 22:20! Achamos que seria parto normal mas por algumas questões foi cesariana.
E é esse aí da foto, nosso mascotinho, o Fabinho!
Encerro aqui dizendo que filhos são herança do nosso Senhor e bênção vinda dele!
Em Cristo,
Marcela Abelha

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Tombos etc...

Calma, não se assuste com a placa. Ninguém foi atropelado por carro nenhum. Pela tarde fomos ao supermercado comprar pão e outras coisas para o pastor, e claro, uma cuia de chimarrão para nós. Compramos uma só para os dois porque a graça toda é beber em roda, e não cada um com uma. No supermercado a Marcela comprou 2 itens errados. Então fui lá para trocá-los. Fui super bem atendido e eles deixaram o valor dos itens como créditos para compras. Me apresentei, fiz amizade, disse onde estava e o que estava fazendo e fui até convidado para a festinha de aniversário do supermercado. Relacionamento é a base do evangelismo por aqui. Resolvi com os créditos comprar um baldinho de lixo pintado à mão. Quando eu estava voltando (de bicicleta) o baldinho travou na minha perna e foram o Peterson, a bicicleta e o baldinho para o chão... Que capote lindo! Parecia a cena do filme E.T onde a bicicleta voa de noite. A diferença é que foi de dia e sem o E.T. Se Galvão Bueno estivesse vendo ele narraria: “O que é isso meus amigos?! É teste pra cardíaco!” O caminhão havia acabado de passar e por isso saíram umas 4 pessoas do nada pra me ajudar. Uma delas era uma adolescente que não parava de rir de mim. Me lavaram os braços relados, me deram água e desentortaram a bicicleta. Achei até que iriam me oferecer churrasco! Claro, fizeram tudo isso com uma mão só. A outra estava segurando o chimarrão o tempo todo.


Cheguei em casa relado com o baldinho e os óculos quebrados. Agora estou usando o de sol (que também tem grau) durante o dia todo. Ainda bem que aqui faz um sol lindo. Eu estava devagar mas a queda foi tão forte que as lentes feitas de CR39 (resina do mesmo material que é feito coletes à prova de balas) rachou em duas partes. Se fossem de outro material teriam estilhaçado e com certeza machucado meus olhos. A armação se contorceu bastante mas não quebrou. Graças a Deus por isso e pelo caminhão que já havia passado. É Deus livrando aqueles que ama.



Quinta passada levamos a ceia na casa de um casal idoso que tem certa dificuldade de ir até a igreja. Ele possui câncer no intestino e possui 93 anos. Eles são membros há mais de 20 anos! Era uma casinha toda de madeira, linda, parecida com um chalé. Pudemos conhecer seus netos Erick e Rodrigo e a mamãe deles. Tivemos que voltar rápido pois estava com risco de temporal. Quando isso acontece, os ventos podem alcançar vários Km/h e arrancar telhas de casas. Aqui a maoria das casas, para não falar todas, tem telhas e forro. Nenhuma possui laje

Sexta não pudemos fazer nada fora pois os ventos fortes estavam batendo os cabos da rede elétrica. Mas graças a Deus não houveram danos a nenhuma casa.

Sábado revisamos o projeto com o Pr. João Marcos e adequamos algumas situações à realidade da igreja. Domingo de manhã tivemos nosso estudo bíblico (ainda nào há culto pela manhã). Discutimos e aprendemos sobre o serviço no Reino de Deus. Pela noite tivemos o nosso primeiro culto infantil! Ficamos tão animados que esquecemos até de bater fotos. Mas com certeza não faltará oportunidades para tal. Após o culto fomos para o gramado ao lado da igreja tomar chimarrão e conversar. As crianças e adolescentes brincaram de bola e eu e o pastor entramos no meio também, claro. Brinquei tanto com as criancinhas que cheguei em casa todo molhado no frio e acabei ficando rouco. Mas valeu a pena, cada segundo.



Hoje foi um dia complicado. Fomos conhecer Tramandaí, uma cidade mais desenvolvida e lotada de centros da religião afro-brasileira. Foi lá que o Pr. João realizou seu estágio missionário. Fizemos a compra de alguns materiais para a igreja e bem durante o almoço o celular toca: Era o Fernando dizendo que a bolsa da Elaine estourou em Palmares do Sul e o bebê Fabinho que viria no dia 24 de dezembro resolveu adiantar a chegada. Agora são 22:15 e estamos aguardando notícias na casa pastoral. Limpamos e preparamos o ambiente para a chegada das pessoas e a Cínthia até me viu lavando o banheiro pela câmera do msn! Sabemos que ela já entrou em trabalho de parto, tem dilatação e será parto normal provavelmente, e que voltará amanhã para casa. Oremos por eles!


sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Primeiro dia

Dia 09 de Dezembro de 2009. Toca o despertador às 6 horas da manhã. Nosso voo está com o embarque marcado para 8:35 da manhã e a partida para 9:05. Tudo bem normal exceto por um detalhe: Peterson e Marcela Abelha nunca estiveram em um avião antes e nem no Rio Grande do Sul! Imagine dois mineiros (trem baum sô!) que moram na "cidade grande" do Rio de Janeiro e vão voar e visitar os pampas pela primeira vez. Sim, não precisa ser vidente para prever que o grande senso de humor de Deus entrará em ação. Para atenuar as risadas consultamos previamente Fernando e Cristyane, e convocamos nosso amigo Adriano para nos levar ao aeroporto, dando orientações a respeito dessa aventura. Claro que o nervosismo toma conta pois sabemos que o avião é o meio de transporte mais seguro do mundo de acordo com as estatísticas. Custa a dar acidentes, mas quando acontece não sobra ninguém pra contar a história... A aeromoça passa oferecendo o lanchinho e eu, muito esperto, observo primeiro meus companheiros da frente para não fazer feio. Percebi que todos escolhiam duas opções entre as 4 apresentadas (bolachinha salpet, batata ruffles, waffer chocolate e amendoim). Quando a simpática "moça do lanche" me ofereceu, não pensei muito: "Posso pegar um de cada?". Ela deu uma risada e disse que sim. É, não é tão difícil andar nesse trem. Mas fiquem espertos com as malas! Uma moça que tinha uma mala igual à nossa quase a pegou por engano. Ainda bem que tinha nosso nome. O engraçado é que eu não lembro de ter dito nossos nomes pra ninguém e mesmo assim eles advinharam e ainda colocaram na mala! Aposto que foi a "moça do lanche". Prestativa essas meninas, não?



Chegando aqui conhecemos o Fernando e a Elaine, um casal que está morando aqui na casa pastoral. A Elaine está grávida e semana que vem vocês poderão ver aqui fotos do Fabinho! Quanto ao Fernando, acho que fizeram um clone meu com o mesmo número de parafusos faltando na cabeça.


Descansamos pela tarde e a noite fomos ao culto, onde fomos apresentados à igreja e comisionados ao trabalho. Acabou o culto e o que os gaúchos fizeram? Churrasco e chimarrão. Claro, não poderia ser diferente. Conhecemos os adolescentes e as crianças (que saúde e energia!) e os membros da igreja.

 Durante o churrasco aprendemos algum vocabulário gaúcho:


Ponto = ponto de prostituição. Nunca pergunte a uma mulher esperando o ônibus se ela "está no ponto". O pastor João fez isso quando chegou aqui e teve uma surpresa. Pergunte se ali é a "parada de ônibus".

Lomba = Descida ou ladeira.

Cacetinha = Pão francês. E não adianta pedir o "pão francês".

Uma coisa interessante é que 20:30 o céu começa a escurecer. Ou seja: às 20 horas o céu estava claro como 4 horas da tarde. É o sol da meia noite...




E assim termina nosso primeiro dia. Até amanhã se Deus quiser e que Ele nos abençoe!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Bem vindos!


Graça e paz do Senhor a todos vocês que visitam essa página. Meu nome é Peterson e juntamente com minha esposa Marcela estarei desempenhando um estágio de dois meses em Palmares do Sul-RS, na Primeira Igreja Batista de Palmares do Sul. Nosso supervisor será o Pr. João Marcus Vianna, que já tivemos o prazer de estudar e morar juntos no seminário CIEM do Rio de Janeiro. O objetivo desse blog é ser um diário de nosso trabalho, compartilhar experiências e trazer para vocês que nos acompanharão a realidade de um campo missionário. Estejam orando por nós e que Deus nos abençoe a todos!